PROJETO “CUIDAR JUNTOS”
- Pedro Souto
- 11 de out.
- 2 min de leitura
Voluntariado em Fisioterapia
Entre os dias 7 e 15 de junho de 2025 dois Fisioterapeutas Voluntários, Dr. Francsisco Trovão do Rosário e Dr. Tomás Picado atuaram, em Cabo Verde, na Ilha de Santiago, desenvolvendo uma atividade que foi unanimemente reconhecida como de elevada qualidade pelas entidades cabo-verdianas, com as quais tiveram diversos contactos, não só profissionais como sociais.
Os dois Fisioterapeutas tiveram o ensejo de se deslocarem a diversas localidades e a um alargado conjunto de Instituições onde têm lugar trabalhos relacionados com a sua área.
É motivo de júbilo para o Conselho de Administração da ONGD Causa Maior constatar o elevado apreço que a ação dos dois voluntários suscitou e que foi bem expresso nas informações que chegaram à nossa Instituição.
Apraz-nos acentuar que o sucesso obtido se ficou a dever, em boa medida, à generosa colaboração prestada pela Exma. Primeira Dama de Cabo Verde, Dra. Débora Carvalho, pela sua Assessora Dra. Carla Monteiro e pela Dra. Dalva Correia, Presidente das Fisioterapeutas de Cabo Verde.
Estiveram envolvidas no cumprimento da missão as seguintes Instituições: Associação Acarinhar, Casa Primavera, Centro de Cuidados e Reabilitação da FECAD, Associação Colmeia, Centro de Saúde de Ponta D’Água, Centro de Saúde de Achada Santo António, CENORF (Centro Nacional de Ortopedia e Reabilitação Física), Cruz Vermelha de Cabo Verde – Conselho Local da Praia, Visita à Presidência da República e Encontro com a Primeira Dama, Hospital Santiago Norte e Federação Cabo-Verdiana de Futebol.
No âmbito desta missão, realizaram uma Palestra “Fisioterapia no Desporto”, dirigida a atletas, com o objetivo de os sensibilizar para a importância da fisioterapia na prevenção de lesões e na promoção da saúde no contexto desportivo.
A sessão terminou com um espaço de diálogo que revelou o impacto positivo da iniciativa.
O Fisioterapeuta Francisco Trovão do Rosário teve a oportunidade de ser entrevistado pela televisão de Cabo Verde.




















































Comentários