Esta iniciativa está a ser desenvolvida, por um grupo de colaboradoras ( algumas ex-colaboradoras), utentes e voluntárias da Fundação Nossa Senhora da Esperança.
Trata-se de uma atividade promovida pelo Setor de Animação da FNSE que pretende através do seu Atelier de Costura, realizar peças de vestuário, para crianças desfavorecidas de Cabo Verde, com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos.
São cerca de uma centena de fatos, elaborados ao longo destes 2 meses e do enorme empenho de todo o grupo.
O trabalho iniciou-se com a escolha dos materiais, passando para a escolha dos modelos, o corte dos mesmos, a conjugação das cores e dos tecidos, não deixando ao acaso a importância da costura nas suas diferentes formas à mão, à maquina, o tricot, o pregar das rendas, dos botões, tudo tomando a forma da Esperança de ver o sorriso de quem os veste.
Esta iniciativa conjuga vários factores, designadamente aviva a consciência social e solidária, de fazer feliz um menino/a, com o prazer de estimular vivências e experiências antigas, e simultaneamente, consiste numa forma de manter ativos mentalmente e fisicamente estes voluntários, que são pessoas que já deixaram a sua vida activa.
Estes voluntários sentem-se úteis e motivados. Colaboram activamente para o seu bem estar, bem como dos destinatários, através de uma participação nas tarefas, o que os obriga a um estimulo mental conjugado com actividades de motricidade fina. Os modelos dos vestidos e dos calções foram inspirados na costura solidária designada "Dress a girl". Todas as peças dispõem de um bolso de cor diferenciada e que marca a importância de guardar o " pouco " junto a si. Como aspecto diferenciador colou-se uma flor em cada vestido e uma estrela em cada calção. Todos as peças são ajustáveis em altura e largura conforme os seus destinatários. Como principais preocupações, elegeu-se a escolha dos tecidos quer no seu padrão, quer na sua leveza dado desejar-se proporcionar um maior conforto e alegria. O trabalho culminará com um passagem de modelos, que ocorrerá no mês de Maio em Castelo de Vide. Posteriormente será feito o envio, para Cabo Verde, de todas as peças em estreita colaboração com a ONGD "Causa Maior".
Esta articulação com a " Causa Maior", permitirá à FNSE alcançar objectivos solidários, muito alem fronteiras.