Buscar

Fatos da esperança

A iniciativa está a ser desenvolvida, por um grupo de colaboradoras ( algumas ex-colaboradoras), utentes e voluntárias da Fundação Nossa Senhora da Esperança.

Trata-se de uma atividade promovida pelo Setor de Animação da FNSE que pretende através do seu Atelier de Costura, realizar peças de vestuário (60 vestidos para meninas e 15 pares de calções para meninos), para crianças desfavorecidas de Cabo Verde, com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos.

Seguem algumas fotografias do trabalho já realizado ao longo destes 2 meses e do enorme empenho de todo o grupo.

O trabalho inicia-se com a escolha dos materiais, passando para a escolha dos modelos, o corte dos mesmos, a conjugação das cores e dos tecidos, não deixando ao acaso a importância da costura nas suas diferentes formas à mão, à maquina, o tricot, o pregar das rendas, dos botões, tudo tomando a forma da Esperança de ver o sorriso de quem os veste.

Esta iniciativa conjuga vários factores, designadamente aviva a consciência social e solidária, de fazer feliz um menino/a, com o prazer de estimular vivências e experiências antigas, e simultaneamente, consiste numa forma de manter ativos mentalmente e fisicamente estes voluntários, que são pessoas já deixaram a sua vida activa.

Estes voluntários sentem-se úteis e motivados. Colaboram activamente para o seu bem estar, bem como dos destinatários, através de uma participação nas tarefas, o que os obriga a um estimulo mental conjugado com actividades de motricidade fina. Os modelos dos vestidos e dos calções foram inspirados na costura solidária designada "Dress a girl". Todas as peças dispõem de um bolso de cor diferenciada e que marca a importância de guardar o " pouco " junto a si. Como aspecto diferenciador colou-se uma flor em cada vestido e uma estrela em cada calção. Todos as peças são ajustáveis em altura e largura conforme os seus destinatários. Como principais preocupações, elegeu-se a escolha dos tecidos quer no seu padrão, quer na sua leveza dado desejar-se proporcionar um maior conforto e alegria. O trabalho culminará com um passagem de modelos, que ocorrerá no mês de Maio em Castelo de Vide. Posteriormente será feito o envio de todas as peças em estreita colaboração com a "Causa Maior"

Esta articulação com a " Causa Maior", neste projecto especialmente através da Senhora Professora Fernanda Bessa, permitirá à FNSE alcançar objectivos solidários, muito alem fronteiras.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo