A delegação da Causa Maior, acompanhada pelos representantes da ONGD Educafrica, reuniu- se pelas 11h com o Presidente da Fundação Athena, Prof. Arq. Liberato Moniz, também Chanceler da Universidade Lusíada de S. Tomé e Príncipe e com a Professora Doutora Mª Fernanda Pontífice, Reitora daquela Universidade, tendo tido a oportunidade de, em pormenor, analisarem o vasto campo que se abre à cooperação entre as duas entidades.
Como pontos relevantes, julga-se de destacar os seguintes:
- Intervenção da Causa Maior através de dirigentes ou professores universitários reconhecidos pela ONGD em estudos relativos aos planos de estudo da Universidade; eventualmente podendo sugerir a criação de novos cursos e a participação de alguns professores. - A ONGD Causa Maior prontificou-se a estabelecer contactos que vierem a mostrar-se úteis com entidades académicas portuguesas em diversos domínios. - Também foi objecto de atenção a necessidade de que as diversas licenciaturas visem objectivos sociais, se tal se mostrar compatível com os programas em vigor, disponibilizando- se a Causa Maior a participar na elaboração de propostas que visem este desiderato.
Às 15h teve início a reunião entre a Causa Maior, a Educafrica e o Prof. Doutor Aires Bruzaca de Menezes, Reitor da Universidade de S. Tomé e Príncipe, na Reitoria desta instituição. Durante a referida reunião o Professor Aires Bruzaca, explanou, com largo pormenor, a situação da Universidade e os passos que esta deu desde a sua fundação.
Após ouvir os propósitos e as sugestões dos representantes das ONGDs presentes, mostrou interesse no estreitamento de relações que permitam, à instituição universitária, valorizar a sua acção num ou noutro ponto.
Como reflexo do bom entendimento atingido e da coincidência de pontos de vista, foi decidido firmar um protocolo entre a ONGD Causa Maior e a Universidade de S. Tomé e Príncipe, que mereceu a concordância de todos os presentes.
A Causa Maior apresentará, muito proximamente, um projecto de protocolo visando a concretização deste acordo.